Uma montanha de lixo, para onde eu olho, só vejo lixo. O Rio de Janeiro é uma lixeira a céu aberto, não estou falando da recente greve dos garis, estou falando do dia a dia normal da cidade. O trânsito está a cada vez pior, o sistema rodoviário não suporta a quantidade de pessoas e veículos que circulam pela cidade. O Governo está fazendo obras para sanar esses problemas.
O Rio de Janeiro e o Brasil se preparam para a enxurrada de turistas que virão para a Copa do Mundo FIFA em junho. Não estou nem um pouco animado para tal evento. Você pode me perguntar se não gosto de futebol, vou lhe responder que como a maioria da população, eu amo futebol, então por que não estou feliz com a realização do maior evento da modalidade em nosso país? Isso é fácil responder, os problemas que enfrentamos diariamente, não deixam de me incomodar, o dinheiro gasto na realização desse evento, poderia e deveria ser usado para serviços básicos que não temos acesso.
O Brasil, assim como a Africa do Sul, não deveria sediar tais eventos, gastando dinheiro público, em prol de uma imagem falsa que desejam manter para o mundo. Os grandes estádios fincados nas periferias, são o retrato fiel da realidade em que vivem os milhões de cidadãos na linha da pobreza.
O sistema de saúde se arrasta a décadas, o governo por muitos anos negligênciou o fato, agora criaram o programa mais médicos, trazendo médicos estrangeiros, alocando-os em regiões que os médicos tupiniquins não querem trabalhar. Apesar das polêmicas, preconceitos etc, o programa está andando, e as pessoas assistidas estão em sua maioria satisfeitas. O problema é que os bilhões gastos na Copa do Mundo, poderia elevar o patamar do serviço médico no Brasil.
A educação avançou muito desde a entrada do PT na presidência da república, mas ainda está em um nível inferior comparado a outros países. A segurança preocupa em muitas cidades sede, falam em usar a força nacional durante a copa, mas o que exigimos é segurança agora para quem vive aqui. O trânsito está insuportável, mais e mais veículos todos os dias nas ruas, poluição etc.
As pessoas que aprovam a realização da Copa do Mundo FIFA, alegam que o legado será muito grande, mas será que esse legado foi aproveitado em outros países? Sempre ficam os elefantes brancos, vide o Engenhão, não serviu para projeto nenhum depois do Pan-Americano, foi arrendado pelo Botafogo, usado pelos times grandes do Rio, agora está fechado para reformas. Bilhões jogados pelo ralo.
A política do pão e circo é velha, mas o que me entristece é a passividade do povo diante destes fatos, todos batendo palma para maluco dançar. Houve alguns protestos com a falta de organização que nos é peculiar. Os vândalos do grupo Black Bloc tirou toda a credibilidade das manifestações, aquela multidão do começo dos protestos sumiram, a força se esvaiu, e o gigante trôpego caiu, bateu de cabeça e desmaiou.
Eu só consigo pensar em uma coisa para dizer a quem hoje bate o pé e grita com o dedo em riste, dizendo que é brasileiro com muito orgulho, com muito amor, que o brasil será hexacampeão: Estúpidos!
Quando ficares doente, e ao procurar um hospital, não tiver um médico, um leito, remédios, gritem GOL!
Quando fores assaltado no caminho do trabalho para sua casa, cansado da luta diária, grite GOL, não grite ladrão e nem polícia.
Quando teu filho for a escola, dando de cara com os portões fechados, sem professores, e por isso vagar pelas ruas com as más companhias, não grite com ele, grite GOL.
Se acaso ficares desempregado, tua despensa ficar vazia, não brigues com tua mulher, levanta tua voz e grite GOL.
Eu caminho todos os dias, vejo a fossa que nosso país afunda, quando a copa acabar, e os devaneios acabarem, eu também vou gritar bem alto: GOL CONTRA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário