quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O fantasma do apagão ronda o país!

   Onze estados sofreram com o corte parcial de energia na segunda-feira (19). O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) orientou as empresas prestadoras de serviço a cortar temporariamente o fornecimento, devido ao alto consumo e ao risco de uma pane generalizada no país.


   A agência havia divulgado que iria intervir na rede para realizar manutenções de rotina e que poderia haver perda de carga. Hospitais e serviços de transporte público(Metrô) sofreram com os apagões temporários. O Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, recomendou o racionamento por parte dos consumidores, alegando que apesar de haver oferta de energia, a mesma está encarecida. Esses apagões ocorreram exatamente na mesma semana da aprovação do aumento da tarifa de energia, divulgada pela ANEEL ( Agência Nacional de Energia Elétrica). A tarifa será implementada em fevereiro e irá pesar em até 30% nos bolsos dos brasileiros a partir de  março.

   O fato é que o aumento de consumo de energia elétrica( 52 mil MW) registrado na regiões sudeste e centro oeste do país revelam uma demanda acima do normal e que a produção está defasada. O horário de pico foi registrado entre as 14:00 e 16:00 horas, bem diferente da época dos apagões do governo FHC que era entre as 18:00 e 20:00 devido ao alto uso de chuveiro elétrico. Hoje,  o vilão do sistema elétrico é o ar- condicionado, pois com o intenso calor e a mudança do poder de compra do brasileiro, temos um alto número de aparelhos condicionadores de ar ligados ao mesmo tempo.

   O que deixou os especialistas e consumidores alarmados foi o fato que um dia após o apagão que atingiu onze estados e o distrito federal, a ONS importou da Argentina 165 Mega Watts de energia, um percentual pequeno frente ao consumo diário( 75 mil MW). Agora, a pergunta não quer calar, por que a compra? De acordo com a operadora nacional, a importação foi feita para atender a demanda do horário de pico, mas o próprio órgão declarou não haver falta de oferta energética no país. A única resposta que vem a mente é que a agência está operando no limite e está tomando medidas para que não ocorra novos cortes.

   O setor elétrico irá receber R$ 214 bilhões até 2019 para investir na expansão do setor. Segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica (PDE 2019) e relatórios da Empresa de Pesquisa Energética(EPE) o Brasil irá expandir nos próximos  anos a matriz energética em 42 MW, sendo dois terços oriundos das hidrelétricas, o restante de fontes alternativas de energia, ao final teremos um acréscimo de 38% da matriz atual. Já estão em fase de construção as usinas de Jirau, Santo Antônio e Belo Monte. Existe 86 projetos de  hidrelétricas em fase de licenciamento ou construção no país. Atualmente o Brasil conta com 972 hidrelétricas, sendo que até 2021 o governo espera colocar em operação 34 usinas, sendo 15 delas na região da Amazônia Legal.

Os investimentos tem que ser contínuos, pois a demanda não para de crescer, somente com a ampliação da matriz energética vamos conseguir espantar o fantasma do apagão!



   

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Conan the Destroyer 1984

Esse é meu filme favorito do Arnold, Conan o Destruidor é a sequência do filme de 1982, Conan o Bárbaro.
Sinopse

       Conan aceita fazer alguns serviços para a rainha Taramis de Shadizar em troca da possibilidade de ressuscitar sua amada Valéria.

Trabalhos
     
    O primeiro trabalho de Conan consiste em roubar a gema mágica do mago Toth-Amon que somente poderá ser tocada por uma virgem, a escolhida é a princesa Jehnna( Olívia d'Abo).

  O segundo trabalho consiste em roubar um chifre que tem o poder de despertar o deus Dagoth, deus dos sonhos e pesadelos.

A jornada

   Conan parte em sua missão levando consigo o seu amigo Malak(Tracey Walter), a princesa Jehnna e seu guarda costas, Bombaata(famoso jogador de basquete da NBA, Wilt Chamberlain), guerreiro da rainha Taramis. Pelo caminho, Conan encontra o mago Ako(Akiro) que narra o filme. Por último e não menos importante, Conan encontra e aceita em seu grupo a guerreira Kush, conhecida por Zula(interpretada pela modelo, cantora e atriz Grace Jones)

Conan enfrenta vários perigos, como o monstro na sala dos espelhos.

Conan é traído por Bombaata, a princesa é levada para o palácio juntamente com o chifre mágico, é drogada para servir de sacrifício para o deus Dagoth. Conan luta ferozmente para salvá-la.


    A princesa é salva, a rainha e o deus maligno derrotados. O grupo de herois recebe as glórias e suas recompensas, cada um ganha um lugar no reino. Jehnna chama Conan e lhe oferece sua mão como recompensa, lhe dando a coroa de Shadizar, mas o guerreiro recusa, preferindo conquistar com as próprias mãos o seu reino.




Trailer do filme



  
   O filme arrecadou 100 milhões de dólares, foi cogitado um terceiro filme chamado Conan the Conqueror, mas Schwarzenegger não quis renovar o contrato com o produtor Dino de Laurentiis, por que havia se comprometido com a filmagem do mega sucesso O Predador. 

Em 2011 foi lançado Conan o Bárbaro com Jason Momoa no papel principal, o filme foi bastante criticado por profissionais e  por fãs dos quadrinhos e  filmes do Schwarzenegger, que não perdoaram a baixa qualidade da película. Resultado, um total fracasso nas bilheterias.

     Para o delírio dos fãs foi anunciado pelo diretor da Paradox Entertainmant, Frederick Malmberg, que um novo filme do Conan, chamado 'A lenda de Conan' estaria em fase de produção, com o roteiro sendo elaborado e contando com o retorno da lenda Arnold Schwarzenegger ao papel do guerreiro Cimério.

     Segundo o produtor o roteiro irá se basear na fase em que Conan é rei e está a um tempo sumido. Frederick reitera que o roteiro da margem para mais dois filmes, garantindo uma trilogia do nosso heroi:  Temos uma ótima história que é perfeita para [Arnold] e ele está bastante envolvido com todo o time da Universal. Arnold tem sido fundamental na construção do projeto dizendo 'Temos que fazer um bom Conan!'. Acho que se fizermos isso direito, podemos fazer mais dois filmes do Conan. Acho que Game of Thrones mostra um grande interesse [do público] em fantasias. Estou empolgado com isso ".

   Agora resta esperar para ver se tudo isso se torna realidade.

    
  Espero que tenham gostado da postagem, até a próxima, compartilhem com os amigos!
  Hasta la Vista Baby!

       
         
  

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Até quando viveremos sob o medo?

Dois irmãos invadem a sede de uma revista francesa, a Charlie Hebdo, atiram a esmo matando os vis infiéis que ousaram publicar  charges do profeta Muhammad( Mohamed/Maomé), doze pessoas são mortas a sangue frio. Em sua fuga os irmãos matam um policial muçulmano. Onze pessoas são feridas por esses  vingadores mascarados que exaltam o profeta e sua fúria com o desrespeito perpetrado pela infame publicação.
Imagem: Mashable.com

 O mundo em choque assiste a uma caçada aos irmãos Kouachi, eles roubam carros, atiram em policiais e por fim se refugiam em uma gráfica, fazem reféns, a polícia invade o local, troca de tiros e explosões põe fim a um terror sem lógica. Os terroristas foram mortos. A polícia relata que os irmãos se expuseram ao fogo cruzado, mas sabemos que foram executados para amenizar a ira da população, que atacaram mesquitas próximas, alimentando um ciclo de ódio. 

Protestos em apoio a revista ecoaram pelo mundo, a frase "Je suis Charlie" virou mantra, entidades doaram dinheiro ao jornal satírico, que prometeu publicar sua edição semanal normalmente. 

Entidades Islâmicas condenaram o ataque, mas fizeram críticas a conduta do jornal em desrespeitar o profeta e consequentemente a religião. O grupo terrorista  Al- Qaeda do Iêmen assumiu o atentado. 

Muitos propalam que uma minoria fanática mancha o Islã com essa conduta. O mundo vê os muçulmanos como bestas que só desejam matar. Como separar a religião e o fanatismo? Como combater essas ações irracionais? 

Os Estados Unidos vem à mais de uma década combatendo os terroristas, usando da mesma tática: invadindo, matando, estuprando etc. Guerra ao Terror, esse é o lema! Hoje a guerra é contra o Estado Islâmico, grupo terrorista que vem aterrorizando o Oriente Médio. 

Mudando de continente, vemos milhares de mortos na Nigéria, pelas ações do Boko Haram, que querem impor a Sharia(lei islâmica) pela força, são contra os cristãos, que alegam serem os responsáveis pela depravação do mundo. 3,5 mil pessoas mortas esse ano em atentados a bomba, eles usam crianças e velhos para os seus propósitos. 

Até quando vamos viver sob o medo? A religião é usada para oprimir, controlar e erradicar qualquer um que vá contra os desejos e anseios pessoais daqueles que se auto intitulam "iluminados".

Não podemos simplesmente fechar os olhos e achar que são só uma minoria, tem coisa muito errada aí, devemos tomar medidas enérgicas sim, mas não sair matando e invadindo o país alheio como faz a Coalizão. Não podemos aceitar que pessoas sejam mortas na França, Nigéria e em qualquer parte do mundo por motivos torpes, achar que é algo perdoável por ter origem religiosa. Não devemos respeitar a religião, devemos respeitar, proteger e amar a vida humana, essa é valiosa, essa é algo palpável e real. 

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Exterminador do Futuro: Gênesis

A lendária frase, "I'II be back" proferida pelo robô T-800 nunca foi tão verdadeira. Arnold Schwarzenegger está de volta ao papel mais marcante de sua brilhante carreira cinematográfica.




No ano 2029, John Connor, interpretado pelo ator Jason Clarke, envia seu melhor soldado, Kyle Reese(Jay Courtney) para 1984 afim de salvar sua mãe de ser assassinada pelo T-800.
                                                                        John Connor
                                                                          Kyle Reese

A surpresa é que Sarah Connor(interpretada pela atriz Emilia Clarke, a Daenerys da série Game of Thrones do canal HBO) já está preparada para a chegada do seu algoz, porque no quinto filme da franquia,  ela é criada e treinada por um velho T-800 que foi programado para educá-la e protegê-la.


O filme é um ponto de partida para uma trilogia, que seguirá uma linha alternativa, em que Sarah Connor e Kyle Reese estão vivos e viajarão no tempo. Outro fato interessante é que supostamente essa nova trilogia irá mostrar a guerra das máquinas. As sequências estão com as datas definidas previamente: Terminator Genisys 2, em 19 de maio de 2017, e Terminator Genisys 3  em 29 de junho de 2018. Os direitos sobre a franquia voltam em 2019 as mãos de James Cameron, conhecido pelos mega sucessos Titanic e Avatar.

Assista ao trailer





Para todo fã de um bom filme de ação, O Exterminador do Futuro, é um prato cheio. Devemos lembrar do primeiro filme em que Arnold Schwarzenegger era cotado pelo James Cameron para viver o pai de John Connor, Kyle Reese, mas para a nossa alegria, o "Governator" escolheu o papel do cruel T-800 que a todo custo tentou assassinar a mãe do "Messias" do futuro.

Trailer


Na excelente sequência, Exterminador do Futuro 2, em que Sarah Connor fica internada em um sanatório e depois de ser resgatada pelo filho e pelo T-800, que foi programado para proteger o jovem John Connor, tentam destruir a Skynet antes dela ser criada.

Trailer



O terceiro filme, Terminator Rise of the Machines, que deixou muito a desejar, mostra um John Connor mais velho, vivendo como um nômade, após a explosão da Cyberdine e a morte de sua mãe, Sarah, por leucemia. Ele encontra uma antiga amiga, Katherine Brewster, juntos fogem de uma Exterminadora T-X enviada para eliminar os futuros colaboradores de John. Eles são protegidos por um T-850 enviado pelo John do Futuro. A baixa qualidade do filme talvez se explique pelo fato do diretor James Cameron criador dos personagens não ter participado desse filme. O filme vale a pena assistir somente pelo fato de vermos o Arnold em ação como Exterminador!

Trailer

O quarto filme da franquia, Terminator Salvation, retoma um pouco da qualidade perdida no terceiro filme. No papel de John Connor temos Christian Bale( trilogia Batman do Nolan), lutando no ano de 2018 contra a SkyNet. O enredo é bem bacana, temos o ciborgue Marcus Wright(Sam Worthington, Avatar), perambulando pelo cenário desolado da guerra, sem saber que é uma máquina, ele é levado a resistência e passa a lutar ao lado da humanidade até que descobrem  o que ele é, mesmo assim no fim ele mostra que ser humano é mais do que simples carne, se sacrificando para salvar John. A parte que deixa a desejar é que não temos o Arnold participando do filme literalmente, ele aparece em dado momento quando o John e o Marcus invadem a fortaleza das máquinas, mas é somente um efeito de computador.
Trailer


Terminator Genisys será lançado em 2 de julho de 2015, uma chance perfeita para as novas gerações contemplarem um mito do cinema mundial em ação!

Até a próxima postagem, fechando com a célebre frase: Hasta la Vista Baby!